terça-feira, 16 de abril de 2013

Ground School – Pilotos da Esquadrilha da Fumaça iniciam curso sobre aeronave A-29 Super Tucano


Pilotos da Esquadrilha da Fumaça já estão envolvidos em aulas teóricas, desde o dia 1º de abril, sobre o novo avião que será utilizado em demonstrações da Fumaça, o A-29 Super Tucano.
As aulas, que recebem o nome de Ground School, abordam conhecimentos técnicos, funções e sistemas da aeronave, a exemplo dos seguintes assuntos: Comando de Voo, Sistema Elétrico, Assento Ejetável, Características de Voo e Procedimentos de Emergência, dentre outros. No total, são três instrutores do EDA e dois da Academia da Força Aérea (AFA) que ministram aulas para nove aviadores da Fumaça.
O Ground School terá a duração de duas semanas, finalizando com provas e avaliações. Em seguida, a teoria será aplicada na prática, com o uso de simuladores de voo para os pilotos em unidades da Força Aérea Brasileira que operam a aeronave A-29. Numa próxima etapa, os aviadores iniciarão a parte prática no avião, na fase de pré-solo. Tais atividades irão acontecer na sede do EDA, em Pirassununga (SP).
Segundo o Capitão Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior, responsável pela doutrina e instrução no EDA, “essa fase de Ground School e Simulador é muito importante para os pilotos em formação, pois sedimentam os conhecimentos, preparando-os para essa fase de pré-solo”. O retorno das demonstrações não tem uma data prévia, pois será definido após os vôos de treinamento e adequação das manobras serem concluídos com êxito.    
Fotos: Ten Quelli e Ten Cocate

Nenhum comentário:

Postar um comentário